Curdistão // Lorenzo Orsetti torna-se mártir na batalha de Baghouz~ 2 min

Por Bruno Garrido

Esta segunda-feira, o combatente internacionalista Lorenzo “Orso” Orsetti, natural de Florença, foi morto na batalha pela libertação de Baghouz em confronto com o ISIS. Lorenzo lutou heroicamente em Afrin e foi várias vezes chamado para a frente de Deir ez-Zor.

Seguem as palavras do camarada italiano Lorenzo Orestti (Tekoşer Piling), na eventualidade do seu martírio:

Olá. Se estão a ler esta mensagem, significa que não estou mais neste mundo. Não fiquem muito tristes, estou em paz com isso. Não tenho nenhum arrependimento e morri a fazer o que achava correcto. A defender os mais fracos e mantendo-me fiel aos meus ideais de justiça, igualdade e liberdade.

Assim, apesar da minha partida prematura, a minha vida foi um sucesso. Estou quase certo que parti com um sorriso na cara. Não poderia pedir por mais.

Desejo-vos o melhor do mundo e espero que um dia, vocês também decidam dar a vossa vida pelos outros (se ainda não o fizeram) porque é a única maneira de mudar o mundo.

Apenas combatendo o individualismo e o egoísmo em cada um de nós, podemos fazer a diferença. Estes são tempos difíceis, eu sei, mas não entrem em desespero, nunca abandonem a esperança, nunca! Nem apenas por uma segundo.

Mesmo quando tudo parece perdido, quando os males que afligem a terra e a humanidade pareçam intransponíveis, vocês devem encontrar força, vocês devem inspirar força nos vossos camaradas.

É nos momentos mais sombrios que temos maior necessidade da vossa luz.

E lembrem-se sempre que “cada tempestade começa com uma única gota de chuva”. Vocês devem ser essa gota de chuva.

Amo-vos, espero que valorizem estas palavras no futuro que virá.

Serkeftin!

Orso,
Tekoşer,
Lorenzo.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon