“Das cinzas levantamo-nos” Campanha de apoio aos agricultores de Rojava~ 4 min

Partilhamos este chamado de solidariedade com os agricultores de Rojava. São aceites donativos até final de Agosto.

Desde 2012, uma nova forma de sociedade auto-gerida, baseada nos valores da libertação das mulheres, democracia e ecologia, é colocada em prática no norte da Síria, na região autónoma de Rojava (oficialmente chamada de Federação Democrática do Norte e Leste da Síria). Este exemplo de sociedade é uma grande fonte de inspiração e esperança nesta região, que já passou por inúmeras guerras na história recente. Mais do que isso, Rojava mostra que outro tipo de sociedade, um outro modo de viver ou até outro mundo é possível!

Esta revolução social enfrentou muitas ameaças desde o início: a invasão do EI (Estado Islâmico) em 2014, a pressão hostil e contínua dos estados vizinhos, a invasão do cantão Afrin de Rovaja pela Estado turco em 2017, o embargo, etc. Graças à resistência heróica do povo de Rojava e a sua incrível força de vontade no terreno, o ISIS foi derrotado e a vida está a florescer novamente apesar de todas agressões.

Mas neste verão, o povo de Rojava recebeu um novo golpe terrível. Células adormecidas de gangues jihadistas começaram a atear fogos à primeira fonte de alimento e rendimento: os campos de trigo e cevada que cobrem a maior parte da superfície de Rojava. Devido a isso, mais de 40 000 hectares de cereais foram perdidos; enormes áreas naturais também foram devastadas e a perda estimada de dinheiro chega a mais de 33 000 000 dólares! Este é um ataque económico e ecológico muito sério a toda a natureza e vida na região. Hoje, Rojava precisa do nosso apoio mais do que nunca!

O nosso objectivo

As consequências destes incêndios são muito sérias. A perda de milhares de toneladas de produção está a afectar não apenas os agricultores, mas a sociedade como um todo, colocando uma ameaça ao desenvolvimento mais amplo do seu projecto. Através desta captação de recursos, queremos trazer uma ajuda directa aos agricultores, porque eles são os primeiros afectados por este desastre. Além disso, como eles moldam o ambiente, eles também são os primeiros arquitectos ecológicos da região e o seu trabalho é inestimável.

Mas, num sentido mais amplo, pretendemos apoiar todas as pessoas do norte da Síria. Ao doar dinheiro, desejamos participar na sua luta para construir uma sociedade democrática, feminista e ecológica. O que está acontecendo em Rojava é mais do que apenas proteger a natureza, limitando o dano causado a ela; trata-se de restabelecer o equilíbrio entre as pessoas e a natureza.

Por todas estas razões, hoje precisam do nosso apoio!

Apoia, partilha, organiza!

Quanto queremos reunir

Como dito acima, as somas perdidas são colossais e não pretendemos cobri-las todas. Mas não estamos sozinhos, tanto a auto-administração de Rojava quanto a de Heyva Sor A Kurd (o Crescente Vermelho Curdo) declararam que fariam o melhor possível para cobrir parte das perdas. Então, todos juntos, podemos ter sucesso no nosso trabalho!

E, ao mesmo tempo, tenham em mente que todas doações são de grande ajuda: os agricultores precisam de dinheiro, mas, acima disso, também precisam de apoio mental. Claro que quanto maior a quantidade de dinheiro, maior a ajuda económica. Mas o número de pessoas doando também está mostrando apoio internacional. Vamos mostrar às pessoas de Rojava que estamos com delas!

Para onde vai o dinheiro

Como parte da ampla campanha “Make Rojava Green Again”, esta angariação de fundos é administrada apenas por voluntários. Todo o dinheiro irá directamente para os agricultores através do departamento agrícola local da auto-administração de Rojava.

Grupos e parceiros

Heyva Sor A Kurd | Página web | Facebook
Make Rojava Green Again | Página web | Facebook

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon