Curdistão // 10 anos da Revolução de Rojava~ 3 min

Por Guilhotina.info

Para marcar o 10º aniversário da Revolução de Rojava, a Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão traduziu alguns excertos do comunicado internacional das YPG e das YPJ, que apela a uma onda de solidariedade com os povos de Rojava e do Norte da Síria face à anunciada agressão imperialista do estado turco. Comunicado na íntegra, em inglês.

A 19 de julho de 2012, a revolução de Rojava começou, com a tomada de poder na cidade de Kobane. A revolução deu esperança do Curdistão e daí espalhou-se para o resto do mundo. E uma revolução que, à base de democracia popular, libertação da mulher e ecologia, dá uma resposta e alternativa do sistema capitalista que destrói o planeta e os valores da humanidade. 

Em Rojava, encontramos uma luz de democracia e de vida livre e autónoma. E um lugar de fraternidade entre povos e de estabilidade numa região que, durante séculos, se viu vítima de guerra e de destruição, e que se tornou um tabuleiro para os jogos geopolíticos das grandes potências do mundo ocidental.

As mulheres tomam um papel de vanguarda na Revolução de Rojava. A sua participação na autodefesa em particular não só destroçou a noção patriarcal de que as mulheres não se podem defender, mas inspirou mulheres por todo o mundo a lutar pela sua libertação.

Neste dia, comemoramos os e as quase 11 mil mártires e mais de 20 mil camaradas feridos que deram o seu sangue e vida em defesa desta revolução e do mundo contra o Daesh. Internacionalistas de todo o mundo vieram a ter um papel importante nesta guerra. São a nossa inspiração e nós seguimos o seu caminho.

Depois da vitória sobre o Daesh, celebrada pelo mundo inteiro, Rojava vê-se agora confrontado com ataques diários pelo Estado Turco, membro da NATO, e por numerosos embargos, de água e vários bens, que servem primariamente para atacar as pessoas da região.

Tal com as YPG, YPJ e as SDF defenderam o mundo da ameaça [jihadista] que era temida pelos mais poderosos Estados ocidentais, agora o mundo tem de aceitar a responsabilidade de defender os povos e a revolução de Rojava!

Mais do que uma revolta curda, a revolução de Rojava representa uma década de luta em prol de todas as pessoas que anseiam liberdade, por todo o mundo.

Segue a Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão no twitter e no Instagram

Sobre o que está em causa para o Curdistão nas negociações para a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, e o anúncio de novas ofensivas turcas em Rojava e Bashur:

Outros artigos sobre o Curdistão

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon