Podcast // Ep. 5: As Notícias da Guilhotina – Março/Abril 2023~ 4 min

Por Guilhotina.info

No 5º episódio do nosso podcast, Robespierre Amou Demais, inauguramos um novo formato em que abordamos vários temas da actualidade que marcaram estes últimos dois meses.

Neste episódio, começamos por mergulhar no processo de resistência que percorre os quatro cantos de França desde meados de janeiro, depois do governo de Macron anunciar o projecto de lei que pretende aumentar a idade da reforma de 62 para 64 anos. Percorremos todo o processo, desde as primeiras greves gerais em janeiro e fevereiro até à greve reconduzível em curso desde 7 de Março, e a radicalização generalizada do movimento desde o anúncio da utilização do artigo 49.3 da constituição, que permite ao governo francês aprovar leis sem as passar pelo parlamento. Falamos também das acções directas levadas a cabo pelos e pelas trabalhadoras da energia desde janeiro e da importância das centenas de fundos de greve que permitem à classe trabalhadora de França seguir firme na sua luta depois de mais de três meses de resistência. Uma das nossas principais fontes, através da qual fomos acompanhando todo este processo, é o meio de comunicação autónomo francês Contre Attaque, presente também em várias redes sociais.

Protestos em Paris na 3ª greve geral contra o aumento da idade da reforma, a 7 de Fevereiro de 2023 [Fonte]

De seguida, vamos até ao Sri Lanka, onde acaba de ser aprovada a 17ª intervenção do FMI desde 1965, explicando um pouco do contexto que trouxe o país até à situação actual, o colapso económico que abalou o país no ano passado e como as interferências económicas do Ocidente, e um sistema político corrupto de alternância, podem devastar um país. Vemos ainda os mitos e narrativas falsas sobre um mundo multipolar que deturpam o entendimento dos eventos. [Algumas das nossas fontes sobre o tema: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8]

Manifestantes invadem o Palácio Presidencial na capital do Sri Lanka, a 9 de Julho de 2022 [Fonte]

E, por fim, olhamos para o tema da habitação e os protestos que tomaram as ruas de diferentes cidades portuguesas no dia 1 de Abril, focando a manifestação de Lisboa e a actuação policial no final desta, na zona do mercado asiático do Martim Moniz. Recomendamos a leitura de um artigo publicado pelo Setentaequatro.pt, “A PSP Ensina: Como transformar uma manifestação pacífica num motim?”.

Manifestação pela Habitação, 1 de Abril de 2023 [Fonte]

Antes de nos despedirmos, guardamos os minutos finais para algumas notícias breves sobre vários temas, como as alterações climáticas e alguns dos fenómenos extremos que assolaram no último mês várias geografias do planeta [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9], os 55 anos do Massacre de My Lai no Vietname, revelado ao mundo pelo jornalista Seymour Hersh, a teoria mirabolante sobre o ataque ao Nord Stream publicada pelo New York Times no mês passado em reacção à publicação pelo mesmo Seymour Hersh de uma investigação que aponta a responsabilidade pelo ataque aos EUA. Menção também à morte de Azagaia, o maior rapper de intervenção de Moçambique [1, 2, 3], à falência do Silicon Valley Bank e a possível crise financeira que se avizinha, e ainda ao estacionamento de armamento nuclear russo na Bielorrússia, de armamento nuclear britânico na Austrália, e a entrega pelo Reino Unido de munições com urânio empobrecido à Ucrânia [1].

Para ouvir nos nossos canais no Ivoox e no Youtube.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon