«Gracias» // Novo Comunicado Zapatista~ 2 min

Traduzido do comunicado original, publicado em https://enlacezapatista.ezln.org.mx/

Comissão Sexta Zapatista.
Coordenação Travesía por la Vida-Capítulo Europa.

14 de Dezembro de 2021.

Às organizações, movimentos, grupos, colectivos, povos originários e individualidades das distintas geografias da terra agora conhecida como Slumil K´ajxemk´op.

Da Delegação Zapatista A Extemporânea.

Companheiras, companheiroas, companheiros:

Hermanoas, irmãs, irmãos.

Saudamo-vos desde as montanhas do Sudeste Mexicano e avisamo-vos que já todas as companheiras e companheiros da delegação aero-transportada que, durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano de 2021, vos visitaram nas vossas respectivas geografias, já estão nas suas respectivas aldeias e posições.

Às 21:34 hora zapatista -20:34 hora do México-, deste 14 de dezembro: as 03:34 de 15 de dezembro, hora de Slumil K´ajxemk´op, confirmou-se que todas e todos estão já nas suas paragens, povoações e posições.

Chegámos todas e todos com bem, completos e sãos. Ainda que tod@s estejamos movidos e comovidos pelos dias e noites que nos permitiram partilhar convosco. Regressámos com uma ferida no coração que é de vida. Uma ferida que não deixaremos que se feche.

Agora toca-nos rever os nossos apontamentos para informar as nossas aldeias e comunidades de tudo o que aprendemos e recebemos de vocês: as vossas histórias, as vossas lutas, a vossa resistência, o vosso insubmisso existir. E, sobretudo, o abraço de humanidade que recebemos dos vossos corações.

Tudo o que lhes levámos foi dos nossos povos. Tudo o que recebemos de vocês é para as nossas comunidades.

Por tudo isso, pela vossa hospitalidade, pela vossa fraternidade, pela vossa palavra, pelo vosso escutar, pelo vosso olhar, pelos vossos alimentos, pelas vossas bebidas, pela vossa hospedagem, pela vossa companhia, pela vossa história, pelo abraço colectivo do coração que são, dizemo-vos:

Kiitos
Danke schön
Hvala ti
Благодаря ти
Gràcies
Děkuju
Grazie
Hvala vam
Tak skal du have
Ďakujem
Aitäh
Eskerrik asko
Merci
Diolch
Grazas
Σας ευχαριστώ
Köszönöm
Thanks
Go raibh maith agat
Paldies
Ačiū
Ви благодарам
Takk skal du ha
Dziękuję Ci
Obrigada
Mulțumesc
Спасибо
Хвала вам
Tack
Teşekkürler

¡Gracias SLUMIL K´AJXEMK´OP!

Em breve comunicaremos de novo convosco, porque a luta pela vida não terminou. Ainda temos muito que aprender de vocês e muito que abraçar-vos.

Até breve, compas.

Desde as montanhas do Sudeste Mexicano.
Em nome d’A Extemporânea Zapatista.

Subcomandante Insurgente Moisés.
Coordenador.
México, Dezembro de 2021.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon