Mineração no Barroso: Destruição de Património Agrícola Mundial~ 2 min

Por Simone Vieira

A Savannah Resources PLC é uma empresa de prospeção e desenvolvimento mineiro que quer instalar-se em Covas do Barroso para iniciar, com a conivência do Estado português, um projeto de destruição daquela região, no que consideramos ser uma busca desenfreada por lítio. A região do Barroso está sinalizada como sendo uma das fontes de lítio mais significativas da Europa Ocidental e com isto se justifica que se avance com um projeto de exploração que ignora a vontade das comunidades locais e os impactos do próprio projeto no meio ambiente e na economia local existente.

Savannah e Estado português acham que os impactos do projeto de destruição do Barroso são relativos quando comparando com as oportunidades que o mesmo trará à região e ao próprio país. À semelhança do que acontece em projetos de semelhante envergadura em Portugal e no mundo, empresa e Estado escudam-se no interesse económico da atividade para o território português, na revitalização da região e na criação de emprego local. O que acontece normalmente nestes projetos é que o trabalho qualificado e bem pago virá de outros territórios ou regiões. Para a região ficarão, se tanto, os trabalhos não qualificados, mais físicos e desgastantes e, acima de tudo, os mais mal pagos.

Sabemos que as comunidades locais não foram ouvidas sobre o enorme impacto que este projeto terá na fauna, na flora, na paisagem e no quotidiano das comunidades daquela região, colocando em risco a agricultura, a pastorícia, a apicultura e com isto a própria classificação de património agrícola mundial.

A transição energética é urgente, mas não pode nem deve servir de instrumento para reproduzir um modelo de exploração capitalista que não envolve nem ausculta quem habita os territórios, nas decisões sobre os projetos.

Deixamos aqui a resposta ao anúncio de criação de emprego que a Savannah fez circular na rede social de emprego Linkedin.

22 de Janeiro | Manifestação em Montalegre
14h30 na Praça do Município
Convocatória e mais info

28 de Janeiro | Acções descentralizadas contra a mineração
mais info

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon