Dia Global de Acções por Samir Flores (Fotos, Vídeos)~ 7 min

Por Guilhotina.info

Samir Flores Soberanes, camponês nahuatl, foi assassinado a 20 de fevereiro de 2019 por defender a terra e a água da sua comunidade e ousar enfrentar o Proyecto Integral Morelos, uma iniciativa energética e hidro-extractivista, constituída por duas centrais termoeléctricas, um gasoduto e um aqueduto que atravessam os estados de Morelos, Puebla e Tlaxcala.

A solidariedade saiu às ruas dos dois lados do oceano num dia assinalado com um comunicado conjunto de 200 organizações da Europa e do México. Às exigências de verdade e justiça para Samir Flores juntam-se denúncias dos mais recentes ataques contra defensores da terra e da água e povos indígenas no México.

Por um lado, o assassinato de Francisco Vázquez, outro defensor da terra e da água no estado de Morelos e opositor termoeléctrica de Huexca (também parte do Proyecto Integral Morelos). Por outro, o despejo violento da Casa de los Pueblos, Altepelmecalli, no estado de Puebla, uma antiga fábrica engarrafadora de água pertencente ao consórcio transnacional Danone-Bonafont. Esta fábrica foi ocupada pelos habitantes indígenas nahuas como protesto pelos milhões de litros de água que a empresa roubava à comunidade, secando os rios e poços da região. Ambos os ataques aconteceram durante este mês de fevereiro.

E porque a luta continua, foi declarada também a solidariade com a Caravana contra os megaprojectos mineiros, gasodutos, hidroeléctricas, parques eólicos e outros, que sairá de Altepelmecalli a 22 de março de 2022 para percorrer os territórios afectados.

Lê o comunicado completo aqui.

Fotos e vídeos das acções no México, Reino Unido, Portugal, Alemanha, País Basco, Grécia, França e Áustria.

México

Reino Unido

Portugal

Alemanha

País Basco

Grécia

França

Áustria

Embaixada do México, Viena

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon