Podcast “Robespierre Amou Demais”, Ep1: A vida nas colónias do Estado Novo~ 2 min

Por Víctor Boaventura e Nguyen

A Guilhotina.info, depois de respectivo processo burocrático, inaugura finalmente o seu podcast – “Robespierre amou demais”.

Neste primeiro episódio vamos dar início a uma série dedicada à história recente de Portugal. Do período da 1ª República, passando pelas guerras de libertação em África, até ao período entre 25 de abril de 1974 e 25 de novembro de 1975. 

O objetivo do podcast é tentar fazer uma análise sobre temas de interesse histórico ou da actualidade. Ou seja, vai ser uma continuação do trabalho já realizado na Guilhotina.info nos últimos 9 anos. 

A apresentação está a cargo do Luís e do Pedro Nemrod, dois especialistas de coisa nenhuma, “jornalistas” amadores de média alternativa.

No primeiro episódio cometemos alguns erros. Caímos na “armadilha”, como qualquer pseudo-historiador branco, de utilizar o conceito capitalista e ocidental (colonialista também) de civilização para qualificar as condições de vida de determinadas populações. Pedimos desculpa e prometemos autocrítica. 

Aproveitamos também para corrigir uma informação presente no episódio. Quando indicamos Diamangol, essa informação está incorreta, o nome correto da empresa era Diamang.

Esperemos que gostem e divulguem o podcast.

Para ouvir no Podbean, no iVoox e no Youtube.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon