EUA // 10 mil judeus protestam no Congresso contra o genocídio~ 2 min

Por Víctor Boaventura

A Polícia do Capitólio dos EUA prendeu mais de 300 judeus, rabinos e descendentes de sobreviventes do Holocausto, que participavam numa manifestação pró-palestina dentro de um prédio de escritórios da Câmara dos EUA em Washington DC, na quarta-feira (18).

Manifestantes dos movimentos Voz Judaica pela Paz (JVP) e IfNotNow foram detidos no Capitólio enquanto pediam um cessar-fogo em Gaza. A polícia informou que o protesto começou no Cannon House Office Building pouco antes das 13:40 bloqueando as vias de acesso do prédio. Cerca de 500 manifestantes conseguiram entrar no edifício.

Vídeos publicados pelos grupos nas redes sociais mostram manifestantes usando t-shirts pretas que diziam “Judeus Dizem Cessar-Fogo Agora”. Outras imagens mostram o grupo a gritar “Palestina Livre”. Os edifícios de escritórios da Câmara e do Senado dos EUA estão abertos ao público, mas os protestos são proibidos nos edifícios do Congresso.

Tanto o JVP como o IFnotNow sao movimentos de judeus americanos que organizam a comunidade para acabar com o apoio dos EUA ao sistema de apartheid de Israel e exigir “igualdade, justiça e um futuro próspero para todos os palestinianos e israelitas”.

O JVP afirmou nas redes sociais que pelo menos 10 mil pessoas estavam fora do Capitólio, enquanto 500 conseguiram entrar. Estes são apenas dois exemplos de grupos judaicos não-sionistas que, nas últimas semanas, têm saído à rua em diferentes partes do mundo para denunciar o regime de apartheid e a ocupação israelita.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon