Israel atacou o Irão? Algumas informações úteis à navegação~ 3 min
Por F
Nas primeiras horas da madrugada de hoje, um grande número de notícias contraditórias começou a circular nos media norte-americanos, israelitas e do Médio Oriente. Boa parte delas parece ser parte da mais recente campanha de propaganda orquestrada pela aliança genocida encabeçada por Israel e os EUA.
Eis o que se sabe até agora sobre o que aconteceu, e o que não aconteceu, esta noite no Médio Oriente:
- De acordo com o canal iraniano Al-Alam, que cita uma fonte nos serviços de segurança sírios, um ataque israelita atingiu uma base radar das forças sírias, perto da cidade de Daraa, no sul da Síria.
- De acordo com a iraniana Fars News, vários locais relatam ter sido ouvida uma explosão na cidade de Qahjavorstão, no noroeste da província de Isfahan, que alberga várias bases militares e instalações nucleares.
- Por outro lado, nas últimas horas, circularam informações de explosões ou sons de caças em várias cidades iraquianas, e noutros pontos do Irão. Os media israelitas, secundados pela ABC e outros media ocidentais, afirmam que Israel levou a cabo um ataque aéreo contra o Irão a partir dos espaços aéreos da Síria e do Iraque, e que pelo menos um alvo teria sido atingido. Nenhuma destas informações está confirmada.
- Enquanto todas estas informações circulavam, o espaço aéreo iraniano foi fechado à aviação civil, mas não se registaram perturbações ao tráfego no espaço aéreo iraquiano.
- Circulam alguns vídeos que mostram pequenas explosões nos céus do Irão, o que parece ser o resultado do trabalho das defesas aéreas iranianas. No entanto, não há qualquer vídeo de mísseis nos céus do Irão, nem há confirmação visual de nenhum impacto.
- Fontes iranianas afirmam que as defesas anti-aéreas iranianas abateram vários pequenos drones, ou quadricópteros, alegadamente lançados a partir de dentro do território iraniano. Os media iranianos afirmam que, até ao momento, nenhum ataque aéreo foi lançado a partir de fora das fronteiras do Irão, e que não foram activados quaisquer sistemas anti-mísseis.
- Estes eventos parecem ser, acima de tudo, mais um episódio de guerra psicológica, em que alguns agentes israelitas no Irão lançam um pequeno ataque, insignificante e falhado, que Israel e o Ocidente vão vender aos seus públicos como um glorioso ataque da força aérea israelita. Israel, no entanto, não parece ter coragem para realmente atacar o Irão e lidar com as consequências devastadoras que essa acção podia trazer.
- Em Isfahan, o dia amanheceu em total normalidade, tal como em Teerão e no resto do Irão. Entretanto, todos os voos foram retomados e a situação já voltou ao normal no espaco aéreo iraniano.
Ou muito nos enganamos, ou dentro de poucas horas os nossos media vão contar-nos como a única democracia do Médio Oriente puniu exemplarmente o malvado regime que teve o desplante de retaliar contra o bombardeamento de uma das suas embaixadas.
Entretanto, enquanto nos tentam entreter com o circo da escalada militarista, o genocídio continua na Faixa de Gaza.