Liberdade para Vincenzo, preso político por manifestar-se no G8 de Génova~ 3 min

A pedido, repartilhamos este chamado de solidariedade.

Liberdade para Vincenzo!

Detido no dia 8 de agosto e transferido para a prisão de Vezin le Coquet, perto de Rennes; Exigimos o fim do procedimento de extradição para Itália e a sua libertação!

Resumo dos acontecimentos

Na quinta-feira, dia 8 de agosto de 2019, Vincenzo Vecchi, que vive há oito anos em Rochefort en Terre na Bretanha, completamente integrado na vida local, foi preso pela polícia na sequência de um mandato de detenção europeu. Foi levado para o centro de detenção de Vezin le Coquet, perto de Rennes, para um processo de extradição.

A origem dos factos

Vincenzo participou em 2001 em Génova nos protestos contra a cimeira do G8 e em 2006 numa concentração antifascista não autorizada em Milão. Por estes dois factos é acusado pela justiça italiana.

Durante e após as manifestações de Génova, a repressão policial foi muito forte, resultando em numerosos feridos, na morte de um manifestante (Carlo Giuliani) e em inúmeras detenções com atribuição de sentenças pesadas (8 a 15 anos de prisão) sob a acusação oficial de “Devastação e pilhagem”. Vincenzo foi condenado neste processo. Face a esta acusação injusta e desproporcionada, decidiu evitar a prisão e procurar refúgio em Rochefort en Terre.

Porquê um comité de apoio?

Porque, antes de mais, Vincenzo é nosso amigo, nosso vizinho, nosso camarada. Pensamos igualmente que a sua condenação em Itália é ilegítima e a sua detenção em França é indigna e possui um carácter eminentemente político! Devemos organizar-nos para exigir a sua libertação e o fim do processo de extradição!

Contestamos a legitimidade da condenação a dois níveis:

  • A repressão policial da manifestação de Génova em 2001 foi condenada por diferentes instâncias internacionais, uma das últimas vezes em 2015 pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. A Itália foi condenada por não ter acusado, nem mesmo identificado, os protagonistas da violência policial. Os maus tratos policiais foram comparados a “actos de tortura” por este tribunal.
  • O julgamento baseou-se na acusação de “Devastação e pilhagem”, considerada um crime contra ordem pública. Este crime foi introduzido pelo código Rocco de 1930 (durante o período fascista) e está ainda hoje em vigor para reprimir as revoltas de rua. Este código permite a condenação a penas de prisão de 8 a 15 anos sem necessidade de provar a culpa dos acusados. Basta estar presente no sítio onde decorre a manifestação… A simples presença de Vincenzo nestas manifestações é portanto suficiente para que o Estado italiano o condene!

Pensamos igualmente que esta detenção e possível extradição têm um carácter eminentemente político. A extrema-direita participa com cada vez mais força no governo italiano. Uma vez que Vicenzo esteve fortemente envolvido na luta antifascista, e estando as acusações contra ele relacionadas com acções antifascistas, parece mais que evidente que ele servirá de exemplo.

Objectivos do Comité de Apoio

O nosso primeiro objectivo é impedir extradição e adiar o processo para poder garantir a Vincenzo uma verdadeira defesa. Esperamos que ele permaneça em França e não seja entregue à justiça italiana. Nós tentamos apoiar a sua defesa jurídica, pelo que há despesas que temos e teremos de suportar com custos de justiça, advogados, etc. Por este motivo, começámos a organizar colectas de fundos (mais informação no site)!

Manifestemos o nosso apoio a Vincenzo! Exijamos o fim do processo de extradição e a sua libertação! Liberdade para Vincenzo!

Se quiserem apoiar o Vincenzo, juntar-se a nós ou informar-se sobre as acções em curso no site ou no Facebook. Contacto para participar no comité: comite.soutien.vincenzo@gmail.com

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon