Curdistão // O dia X chegou. A invasão Turca já começou~ 6 min

Por Guilhotina.info

Donald Trump e a Casa Branca anunciaram a retirada das tropas americanas do norte da Síria, abrindo caminho para que Erdogan se lançasse numa nova vaga de ataques a Rojava e a tudo o que esta revolução representa.

Milhares saem às ruas em dia de ação global

A campanha internacional Riseup4Rojava e a Comuna Internacionalista de Rojava apelaram a uma mobilização mundial contra a invasão turca no Nordeste Sírio. Um onda de solidariedade instalou-se. Várias localidades, um pouco por todo o lado, saíram às ruas em resposta à chamada de Rojava.

Nos últimos dias, várias mobilizações e ações tiveram lugar numa ação global contra a ocupação turca, a limpeza étnica dos Curdos no Nordeste da Síria e a destruição da Revolução de Rojava.

Em Portugal

Em Coimbra, e de acordo com informação partilhada pela Assembleia Feminista de Coimbra, várias organizações como a Coimbra Solidária com o Povo Curdo, Comitê de Solidariedade Entre os Povos – Portugal, RELL-Coimbra, Assembleia de Solidariedade Estudantil de Coimbra, República Ninho da Matulónia, República Prá Kys Tão, República Rosa Luxemburgo, Assembleia Feminista de Coimbra e Grupo de Estudos Libertários Bernardina Neves – Coimbra concentraram-se ontem na Praça 8 de Maio contra os mais recentes ataques da Turquia ao povo Curdo. Foram distribuídos panfletos com o comunicado lançado pelo povo Curdo e houve microfone aberto com apelos à resistência e defesa de Rojava. 

Nas palavras de Gea, uma das mulheres presentes:

Trata-se de uma guerra suja contra um projeto de vida, o do Confederalismo Democrático, que tem suas bases na ecologia, na democracia e na libertação das mulheres.

Imagem via Assembleia Feminista de Coimbra
Imagem via Assembleia Feminista de Coimbra

Em Lisboa, curdas e curdos que se encontram a viver na cidade juntaram-se à Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão, à associação Make Rojava Green Again de Lisboa, à Coordenação de Partidos e Organizações Revolucionárias (ICOR) e à Liga Internacional da Lutas dos Povos (ILPS) numa concentração que encheu a Praça Luís de Camões de gritos de resistência, mas também de música e dança curda.

Em Lisboa, está também marcada nova ação frente ao Parlamento português na próxima quarta, dia 16.

No Porto, houve lugar à Concentração solidária com Rojava!, no Coreto da Cordoaria, no Largo do Prof. Abel Salazar.

Um pouco por todo o mundo

Em Madrid, várias centenas de pessoas concentraram-se hoje na Praça de Tirso de Molina.

Uma nova concentração terá lugar dia 16, na próxima quarta, frente à Embaixada turca.

Nas Canárias, o grupo Canarias con Kurdistan e o Campamento Feminista Decolonial de Canarias  da ilha de Tenerife mostram o seu apoio.

Desde Canarias mandamos nuestra fuerza y apoyo a nuestras compañeras kurdas que resisten el ataque fascista del estado turco.#WomenDefendRojava #riseup4rojava #StopErdogan #Canariasconkurdistan pic.twitter.com/OJMP6y4EfC
— CanariasconKurdistan (@canariascon) October 12, 2019

Desde el Campamento Feminista Decolonial de Canarias en la isla de Tenerife brindan su apoyo a la resistencia de Rojava. Jin Jiyan Azadî #WomenriseupforRojava
— CanariasconKurdistan (@canariascon) October 13, 2019

Em Vigo, uma concentração organizada pela Plataforma de Solidaridad Baran Galiza.

Na Suécia, mais de 10 000 marcharam até ao Parlamento.

Em Torino, Itália.

Em Bolonha, Itália.

Em Paris, França, mais de 20 000 pessoas manifestaram-se contra a invasão turca.

Em Colónia, na Alemanha, mais de 10 000 saíram às ruas.

Inglaterra e Áustria também se juntaram ao protesto contra o massacre que a Turquia iniciou na passada quinta-feira.

As maiores manifestações registadas até ao momento tiveram lugar no Irão e no Este do Curdistão. Dezenas de milhares de pessoas mobilizaram-se em diversas cidades como Kirmaşan, Mahabad, Shino, Urmia, Bane, Ilam, Pave, Selas Bawecani, Ciwanro, Saqiz, Kotol, Divandere, Shabad e Ivan.

Imagem via ANF

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon