Acampamento em Defesa do Barroso – Minas Não, Vida Sim!~ 4 min

Por Guilhotina.info

De 14 a 18 de Agosto, um acampamento vai acontecer em Covas do Barroso, no norte de Portugal, na aldeia onde a empresa Savannah Resources planeia construir uma mina de lítio a céu aberto de 593 hectares. Este é o primeiro projecto de mina de lítio a céu aberto a chegar à fase final de aprovação. O período de consulta pública sobre o Estudo de Impacte Ambiental apresentado pela empresa terminou há 10 dias, e a decisão final deverá ser anunciada pela Agência Portuguesa do Ambiente nos próximos três meses.

Em 2018, o governo português disponibilizou 10% do território para as empresas mineiras fazerem pesquisa e prospecção de lítio, e desde aí várias empresas apresentaram projectos em diferentes regiões. Sendo este o primeiro desses projectos mineiros a chegar perto da aprovação final, é especialmente importante resistir-lhe, de modo a estarmos numa melhor posição para resistir ao conjunto dos projectos que, em última instância, destruiriam e contaminariam a maior parte da terra e da água no centro e norte de Portugal

Vai também acontecer uma Bicicletada de 4 dias contras as Minas, chamada pela Cicloficina do Porto, rumo ao acampamento. A viagem de 100km vai partir do Livradio no dia 10 de Agosto, passará por Amarante (10) e Celorico de Bastos (12) e vai chegar a Covas do Barroso na véspera do início do acampamento.

https://cicloficina.noblogs.org/

Apelo ao Acampamento em Defesa do Barroso

Não às Minas, Sim à Vida!

A gente do Barroso está em luta pela defesa do território e do seu modo de vida frente à ameaça da mineração. Desde que nos apercebemos que a empresa Savannah Resources quer aqui fazer uma grande mina a céu aberto, temo-nos organizado e mobilizado para lhe fazer frente. Estamos cada vez mais alerta, comprometidos e conscientes que temos de parar este projeto de destruição.

A mina da Savannah é o projeto de extração de minerais de lítio mais avançado em território português. É a primeira de várias minas que o Governo português pretende desenvolver, algumas aqui na região do Barroso, mas também noutras partes do país. Em breve, se a Agência Portuguesa do Ambiente emitir um parecer favorável ao desenvolvimento do projeto,  independentemente dos impactes negativos que este trará, abrirá as portas à destruição de vários territórios.

Estamos numa luta desigual e sabemo-lo. Por vezes, sentimos-nos impotentes frente aos desígnios do poder político e económico e sentimos que a nossa voz é abafada e não tem  força para se fazer ouvir. Mas acreditamos que, através da solidariedade e apoio mútuo, podemos contrariar este sentimento. Juntai a vossa voz à nossa até que o clamor ensurdeça o poder que teima em não nos ouvir.

A Savannah Resources está sediada no Reino Unido e encontra-se cotada no Alternative Investment Market (AIM), um submercado da Bolsa de Londres para pequenas empresas. Tem ligações privilegiadas com grupos de interesse na União Europeia e no Governo português, fazendo parte da Aliança Europeia para as Baterias, um lobby da indústria automóvel dentro da Comissão Europeia. Na outra mina que pretende desenvolver, em Moçambique, a Savannah associou-se à Rio Tinto, empresa mineira responsável por vários atentados ambientais e sociais.

Apesar de ser apresentada como parte da solução para uma mobilidade sustentável no âmbito Europeu, a Mina da Savannah dá continuidade a uma lógica extrativista, que nos despoja as terras, põe em risco os meios de subsistência, piora a qualidade de vida e agrava ainda mais o problema do despovoamento que enfrentamos. Ameaça também a classificação de Património Agrícola Mundial que tanto nos orgulha enquanto povo Barrosão. E, como se não bastasse, ainda coloca em perigo as populações que vivem  nas margens dos rios Beça, Tâmega e Douro.

Precisamos actuar, e precisamos fazê-lo juntas! Gentes do Barroso, gentes de outros territórios ameaçados, em Portugal e no Mundo, e todas as pessoas que queiram solidarizar-se com esta luta. Convidamos-vos para acampar em Covas do Barroso, entre 14 e 18 de Agosto de 2021. Acampamos para dar a conhecer a nossa luta e o nosso modo de vida, para que partilhemos e aprendamos com as experiências de outros lugares. Para que juntas possamos organizar ações futuras. Juntai-vos a nós!

Bem-vindas ao Barroso!

Mais informação em https://barrososemminas.org/

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon