Oi, Facebook, devolve-nos a página~ 5 min

Por Guilhotina.info

Nota: Se quiserem seguir directamente para as instruções de como ajudar com esta situação, é só clicar aqui.

Porventura, se forem uns daqueles corajosos e corajosas que ainda frequenta o Facebook, e na eventualidade de pertencerem também simultaneamente aos sortudos e sortudas a quem o Facebook ainda mostra as nossas publicações, poderão ter reparado que fizemos um súbito pivot para livestreaming de clones do League of Legends.

Apesar de ser uma excelente ideia, azaradamente não foi um pivot voluntário. Há três dias atrás, a conta de um dos administradores foi penetrada por ácaros. Em menos de dez minutos a conta tinha sido retomada, mas o mal estava feito. A página da Guilhotina.info no Facebook foi despejada da administração original.

Sabemos o que estão a pensar. Não, a palavra-passe não era reutilizada noutros sites que sofreram brechas de segurança. Não, ninguém carregou num link prometedor vindo dum príncipe da Nigéria. Seja qual tenha sido a via de ataque, foi algo mais subtil que obteve as credenciais de acesso sem nenhuma acção activa do administrador visado.

A página ficou depois silenciosa durante um dia, presumivelmente à venda, antes de ser convertida no antro de uma daquelas vis e viscosas criaturas, o livestreamer gamer, que procedeu a apagar anos de conteúdo.

Temos cópias de segurança de quase tudo o que é importante e ninguém quer saber de publicações antigas, portanto não é super grave, mas fica (pela milésima vez) o aviso à navegação: invistam no Facebook à vossa conta e risco. A qualquer momento podem perder anos de trabalho apesar de terem feito tudo correctamente. E por nenhuma razão gloriosa, como esperávamos há anos, como ser banidos por falar da fome artificial no Iêmen, de capacetes brancos angélicos ou não saltar no carrossel imperialista mais recente, mas por pura intrujice de gente parva.

E depois? Terão de lidar com o sistema incrivelmente opaco do Facebook para tratar destes assuntos. Se conseguirem descobrir o menu enterrado em guias de utilizador antigos onde relatar o problema, este não reconhece que a página já vos pertenceu e é portanto impossível enviar um relatório. Se denunciarem nos mecanismos de feedback da conta de utilizador, no melhor dos casos recebem uma mensagem copy-paste extremamente informativa a confirmar que de facto já não são admins da página. Se conseguirem chegar a um ser humano por obra e graça do espírito santo, vão-vos pedir documentos identificativos e depois de os receberem, deixar de vos responder.

Definitivamente o Facebook é incrível. Se publicarmos um refugiado a boiar no Mediterrâneo ou meia suástica, os mais avançados algoritmos de detecção de padrões visuais vão imediatamente censurar a imagem e mandar a página abaixo. Mas se uma conta for acedida por uma ligação nova no outro lado do mundo, tiver todas as suas páginas associadas purgadas dos antigos administradores e os conteúdos dessas páginas apagados de jorro, o que constitui um padrão de comportamento obviamente malicioso que qualquer programador júnior deveria ser capaz de identificar com um script escrito em cima do joelho… Não, é normalíssimo.

Uma vez que estamos fartos de esperar, decidimos passar a medidas mais activas e contamos com a simpatia dos nossos leitores e leitoras, caso se sintam no estado de espírito de mandar uns bitaites ao Zuck a ver se alguém acorda.

O que podem fazer para ajudar

1. Se quiserem continuar a seguir-nos no Facebook, e enquanto esta situação não é resolvida, sigam a nossa página alternativa.

2. Na página roubada, denunciem via clicar no botão de reticências, seguido de “Encontrar suporte ou denunciar página” > “Finge ser algo” > “Um negócio” e indicar no espaço para escrever a nossa página alternativa guilhotinabackup ou o URL completo https://www.facebook.com/guilhotinabackup . Sabemos que esta não é a opção de denúncia mais próxima da situação, mas é a única que permite apontar para a administração anterior.

3. Visitem a Google Play Store e dêem a pontuação mínima às apps do Zuckerberg e deixem um texto informativo. Por exemplo:

A página de Facebook da Guilhotina.info, meio de comunicação alternativo português, foi hackeada e roubada à administração depois de anos de actividade e não recebeu qualquer resposta em relação a reverter a situação. Fica o aviso a outros: qualquer página que façam ganhar relevo está em risco de ser roubada e receberá zero apoio por parte do Facebook.

4. Entretanto podem continuar a seguir-nos nos locais do costume: Twitter, Instagram, Telegram e no nosso site (Subscrevam a newsletter! Sim, quase não é usada, mas um dia destes…).

Um muito bem aja dos vossos camaradeiros da Guilhotina.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon