Podcast // Ep. 4: Protestos anti-austeridade (2011-2013), Parte 1~ 2 min

Por Víctor Boaventura e F

Entre 2011 e 2013, viveu-se em Portugal um período intenso de descontentamento e actividade política. Em apenas dois anos tivemos 4 enormes manifestações, em que centenas de milhares de pessoas saíram às ruas, e um sem número de protestos, assembleias e acções de rua. O descontentamento contra a austeridade e a democracia representativa era geral – os movimentos sociais tiveram um papel importante na mobilização das pessoas e na criação de novos espaços de participação política, fora das esferas tradicionais dos sindicatos e dos partidos e suas organizações satélites.

Passados dez anos sobre o fim desta fase de agitação social, está na altura de contar a história. Tentaremos ser o mais factuais possíveis. No entanto, dado que estivemos lá e participámos em alguns dos processos, o que iremos transmitir é a nossa visão dos acontecimentos.

Na primeira parte desta série tentamos explicar o panorama social e político de Portugal nessa altura. Falamos ainda dos protestos contra a cimeira da NATO, em Novembro de 2010, e acabamos o episódio a falar sobre o protesto Geração à Rasca, a 12 de Março de 2011. 

Para ouvir no Podbean, no iVoox e no Youtube.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon