Gaza // Israel bloqueia 2200 toneladas de ajuda humanitária ~ 3 min

Por F

Segundo várias fontes, Israel e o Egipto teriam chegado a acordo, na noite de ontem, para abrir o posto fronteiriço de Rafah às 9h da manhã de hoje, por onde poderia passar ajuda humanitária com destino a Gaza e por onde poderiam ser evacuadas pessoas com nacionalidade estrangeira. O anúncio foi feito em vários meios de comunicação internacionais, árabes e também israelitas.

Os EUA teriam desempenhado um papel determinante, pressionando o governo israelita para deixar entrar ajuda humanitária na Faixa de Gaza, a condição imposta pelo Egipto para aceitar a saída de pessoas com cidadania estrangeira do território que está a ser bombardeado de forma impiedosa pelas forças israelitas há mais de uma semana.

Durante a noite, o governo egípcio esteve a acumular camiões, carrinhas, ambulâncias e outros bens essenciais para enviar aos mais de 2 milhões de palestinianos encurralados pelas forças israelitas neste território de apenas 365 km². Ao todo, são mais de 2200 toneladas de ajuda humanitária proveniente de diferentes países e organizações.

Segundo os anúncios feitos ontem, o posto fronteiriço de Rafah abriria hoje, às 9h00 locais. Pela manhã, cidadãos com passaporte estrangeiro começaram a juntar-se nas imediações do posto fronteiriço, do lado palestiniano, enquanto mais de 200 veículos aguardavam do lado egípcio. A luz verde nunca chegou.

Chegado o momento, as autoridades israelitas recuaram do acordo, com Netanyahu a afirmar que apenas tinham concordado com a saída de nacionais estrangeiros. Segundo o canal @themediterraneanman, que cita informações de organizações humanitárias, os israelitas só permitiriam a passagem da ajuda humanitária caso cada um dos camiões fosse inspeccionado pelas próprias autoridades israelitas – não a Autoridade Palestiniana, não observadores internacionais, não norte-americanos, mas oficiais e forças de segurança israelitas.

Ainda assim, camiões da ONU que transportam combustível decidiram avançar para o posto fronteiriço da Rafah, e terão mesmo chegado a entrar em território de Gaza. Durante alguns minutos, houve esperança de que, em breve, também começaria a entrar comida, material médico e a restante ajuda humanitária.

Poucos minutos depois, os camiões deram a volta e regressaram para o lado egípcio. Especula-se que Israel terá ameaçado bombardear os veículos, mesmo sendo estes da ONU.

Cerca de uma hora depois, Israel bombardeou estradas que, do lado palestiniano, dão acesso ao posto fronteiriço de Rafah.

Segundo estimativas do @themediterraneanman, seriam pelo menos 2000 toneladas provenientes do próprio Egipto, 12 toneladas enviadas pela Jordânia, 68 pela Turquia, 12 pelos Emirados Árabes Unidos, 11,5 pela Tunísia, 24 pela Organização Mundial da Saúde e 11 pelo World Food Bank. Nestes números, não está incluída a ajuda prometida por países como a Arábia Saudita, Venezuela ou Rússia, que ainda não chegaram à península do Sinai.

O Egipto continua a recusar aceitar a entrada de refugiados palestinianos para a península do Sinai. Israel terá reaberto parcialmente o fornecimento de água ao sul de Gaza na expectativa de incentivar os civis a abandonarem o norte, enquanto falam da iminência de uma operação terrestre.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon