Portugal // O CCL precisa da nossa solidariedade~ 2 min

Mural detail of CCL anarchist social center.
Detalhe do mural no interior do CCL.

 

O CDS-PP deu-nos a Lei das Rendas, o PSD os vistos gold, o PS a planta da cidade-disneylândia. O seu objectivo é transformar as cidades em esponjas de capital internacional à custa de especulação imobiliária, turismo desenfreado e a purga social da população trabalhadora local. Uma das consequências menos faladas deste processo é a lenta estrangulação dos espaços comuns.

Há pouco tempo perdemos os Amigos do Minho em Lisboa. Um espaço que tinha sempre as suas portas abertas a quem precisasse de uma sala para reunir, organizar ou fazer uma apresentação. O prédio que o seu impecável colectivo da velha guarda dinamizava foi vendido e revendido e finalmente transformado em mais um hostel. Mais uma fábrica de extrair dinheiro a turistas parolos que procuram experiências autênticas.

No Porto já perdemos a Casa Viva e o Gato Vadio também caminha para a extinção, visto que a senhoria está com olhos em melhores aplicações do seu capital. Ambos acolheram inúmeros eventos políticos durante a sua vida, incluindo as apresentações da PAH feitas pela Guilhotina em 2014.

 

Guilhotina poster with details of presentations about PAH.

 

Em 2014, quando estávamos a recolher fundos para organizar estas apresentações, o CCL (Centro de Cultura Libertária) foi um dos locais que nos abriu a porta.

 

Poster for a benefit dinner in CCL.

 

E noutras ocasiões até abriu a porta aos nossos disparates.

 

Poster for a presentation in CCL about Guilhotina.

 

Um importante espaço de reunião e organização, mantido com longa dedicação há 44 anos, casa de um enorme espólio de material, o CCL está em risco.  Localizado em Cacilhas, Almada, está portanto num dos pontos quentes da purga social que emana de Lisboa. Isto significa que as rendas vão aumentar para além da capacidade do espaço de as pagar dentro das actuais condições.

Mas o CCL não tem intenções de acabar. Para esse fim, está a organizar uma campanha de recolha de fundos que lhes permita manter o espaço actual ou transitar para uma nova localização com melhores condições para dinamizar actividades.

 

 

Fazemos um pedido a quem possa contribuir para que ajudem o CCL a manter-se de portas abertas por muitos mais anos. O apelo pode ser consultado também em inglês e castelhano.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon