Assembleia Feminista de Leitura // 3ª Sessão, 21 de Setembro~ 1 min

A metáfora das “vagas” (ou “ondas”) tem sido amplamente usada para descrever a história do movimento feminista nos Estados Unidos da América. A expressão atravessou fronteiras, tornando-se uma pedra de toque nos meios feministas um pouco por todo o mundo. Mas a hegemonia das vagas norte-americanas vem sendo posta em causa por promover uma ideia de continuidade que eclipsa as particularidades da luta pela libertação das mulheres em diferentes contextos e geografias. Ao mesmo tempo, esta classificação equipara importantes divergências ideológicas a conflitos intergeracionais, negligenciando as tensões inerentes a cada geração. Se a metáfora da vaga/onda permanece uma boa forma de dar conta da história do movimento feminista, devemos hoje questionar-nos sobre a pertinência da sua utilização no presente momento da nossa luta.

Todos os meses, a Assembleia Feminista de Lisboa organiza uma tarde de leituras, destinada a todas as mulheres que procuram partilhar e discutir perspetivas feministas. Para cada sessão, a AFL propõe uma temática, em torno da qual as leituras se irão centrar.

Para as interessadas, a próxima assembleia será a 21 de Setembro, Sábado, na Galeria de Arte RA 100 Arroios, Rua de Arroios 100B a partir das 15:30.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon