Portugal // Onda de Solidariedade com Pablo Hasél~ 5 min

Manifestação em frente ao Consulado de Espanha em Lisboa, a 26 de Fevereiro

Por Francisco Norega

A onda de solidariedade com Pablo Hasél chegou a Portugal poucos dias depois de este ter sido preso na Universidade de Lleida, na manhã de 16 de Fevereiro, por “enaltecimento do terrorismo” e “injúrias contra a Coroa” em tweets e numa das suas músicas. Rappers, artistas e profissionais da cultura solidarizaram-se com o rapper catalão e a sua libertação foi exigida em concentrações em Coimbra, Porto, Lisboa, Évora e Faro.

Logo no final da semana passada, rappers como a Capicua, NBC, Bispo e Estraca mas também Hélio Morais, dos Linda Martini, posicionaram-se a favor de Pablo Hasél nas redes sociais. Foi também divulgado pela recém-criada Plataforma Liberdade Pablo Hasél – Portugal um Manifesto de Solidariedade que já foi assinado por mais de 250 músicos, artistas e profissionais da cultura e da comunicação. Entre eles estão nomes como Sérgio Godinho, Vhils, Capicua, Miguel Januário, Lena D’Água, Chullage, Vitorino, Janita Salomé e Manuel João Vieira.

O texto afirma que, “numa democracia, os artistas não são condenados a nove meses de prisão por cantar e escrever” e que é inaceitável a prisão de Pablo Hasél “num Estado que se apresenta como democrático e numa União Europeia que se mantém silenciosa na condenação deste acto”. Os e as subscritoras exigem ainda que “o governo português adopte, perante os atropelos dos direitos humanos que ocorrem no Estado espanhol, uma postura firme em defesa da liberdade, da democracia, da liberdade de expressão e pela libertação imediata de Pablo Hasél”.

No início desta semana, logo na segunda-feira, Coimbra foi a primeira cidade a sair à rua pela libertação de Pablo Hasél, em resposta à chamada feita por um grupo de estudantes antifascistas do estado espanhol que estão a fazer Erasmus na cidade.

Cerca de 40 pessoas juntaram-se na Praça da República e gritaram palavras de ordem pelo rapper catalão. Foi lido um manifesto em português, inglês e castelhano e foram feitos apelos a seguirmos mobilizadas pelos nossos direitos e liberdades.

Esta sexta-feira foi a vez de outras 4 cidades portuguesas sairem à rua. Em Lisboa, mais de uma centena de pessoas participaram na concentração convocada pela Plataforma Liberdade Pablo Hasél em frente ao Consulado de Espanha. Durante o protesto foi também entregue à representação diplomática espanhola em Portugal a petição portuguesa pela libertação do rapper, que já recolheu cerca de 4500 assinaturas. 

No Porto, cerca de meia centena de pessoas reuniu-se na Praça D. João I.

Várias dezenas de pessoas saíram também à rua em Évora e Faro para demonstrar solidariedade com Pablo Hasél. Como nas restantes concentrações, foram reproduzidas músicas do rapper e feitas intervenções pela liberdade de expressão e contra a censura e a repressão.

Durante as últimas semanas, os apelos à libertação de Hasél também se multiplicaram pelas paredes de várias cidades em graffitis e autocolantes.

Consulado de Espanha no Porto, foto recebida por e-mail
Foto via Plataforma Liberdade Pablo Hasél – Portugal
Acção na Amadora, vídeo do Manifesto74

Poucas horas antes das manifestações de sexta-feira, a Plataforma Liberdade Pablo Hasél lançou também um vídeo em que músicos como Viviane, Paulo Furtado (Legendary Tiger Man), Vitorino Salomé, Marcus Veiga (Scúru Fitchádu), João San Payo (Peste&Sida), Freddy Locks e Sebastião Antunes se posicionam pela liberdade de expressão e pela libertação do rapper catalão.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon