Solidariedade com a nova ofensiva da resistência palestiniana~ 4 min

Por Guilhotina.info

O dia de hoje amanheceu com uma nova ofensiva da resistência palestiniana em Gaza, com milhares de rockets disparados contra o centro e sul de Israel, e com combatentes palestinianos a derrubar várias secções da vedação que rodeia a Faixa de Gaza. Vários postos fronteiriços e bases militares israelitas foram atacadas e dezenas de blindados e tanques foram destruídos ou capturados, tendo os combatentes palestinianos conseguido chegar a vários colonatos e povoações israelitas em redor de Gaza. Um número indeterminado de soldados e colonos israelitas terão sido mortos e feridos, e várias dezenas capturadas pelas forças palestinianas.

Depois de 75 anos de ocupação, de apartheid, de bombardeamentos e de ofensivas israelitas que deixaram um rasto de dezenas (se não centenas) de milhares de mortos e feridos, depois de 75 anos em que o povo palestiniano viu milhares dos seus irmãos e irmãs, muitos deles desde crianças, ficarem encerrados anos sem fim nas prisões israelitas, hoje foi a vez de Israel provar um pouco do seu próprio veneno.

Depois de 75 anos a serem expulsos do seus territórios históricos e a verem as suas casas demolidas pelas forças de ocupação, hoje vimos centenas de colonos israelitas a fugirem pelas suas vidas face ao avanço dos combatentes palestinianos. Em muitos dos nossos media, veremos notícias sobre como os palestinianos se “infiltraram” em várias cidades israelitas, quando a grande maioria da população de Gaza são refugiados que, na verdade, não estão a fazer mais do que levar a guerra às áreas de onde foram expulsos.

Em poucas horas, as televisões do Ocidente anunciavam a condenação dos “ataques” pela “comunidade internacional”, uma comunidade internacional que não é mais que um punhado de estados ocidentais que continuam a achar que representam todo o mundo. Uma “comunidade internacional” que se escandaliza com a ofensiva russa sobre a Ucrânia mas arma Israel e dá carta branca ao regime de apartheid israelita, ao sem fim de crimes de guerra e ao genocídio do povo palestiniano. Uma “comunidade internacional” que condena qualquer ataque palestiniano mas se mantém em silêncio quanto à ofensiva azeri sobre o Nagorno Karabakh, que levou a totalidade da população arménia desse território a fugir para a Arménia, com medo de sofrer um novo genocídio.

Desde a célula dormente da Guilhotina.info, declaramos todo o apoio ao povo palestiniano que, depois de 75 anos de ocupação israelita, continua inabalável na sua resistência contra a ocupação e o apartheid israelita. 

From the river to the sea, Palestine will be free!

Avanços das forças palestinianas durante o primeiro dia da ofensiva

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon