«Abaixo o Colonialismo!»: Coimbra voltou à rua pela Palestina~ 2 min
Por F
Mais de 150 pessoas voltaram a cortar o trânsito no centro de Coimbra no domingo, durante cerca de uma hora, para manifestar o seu apoio ao povo palestiniano e exigir o fim do genocídio em curso em Gaza.
Antes e depois da manifestação, escutaram-se vozes de diferentes participantes, que fizeram eco dos apelos ao fim da ocupação e do apartheid israelita que têm percorrido o mundo estas últimas semanas. Duas intervenções, de um palestiniano e de um guineense, servem de base à nossa reportagem sobre a manifestação que percorreu as ruas de Coimbra este domingo.
Na manifestação, convocada pelo movimento “Coimbra pela Palestina”, participaram pessoas de todas as idades e de várias origens, que apelaram a toda a gente a continuar a sair à rua e a manter no debate público o genocídio em Gaza e a luta do povo palestiniano pela sua libertação.
A manifestação ficou ainda marcada pela ausência de vários movimentos, como o CPPC, o MPPM, a USC e o Projeto Ruído, que haviam estado presentes na primeira manifestação realizada em Coimbra a 26 de Outubro.
Amanhã, há manifestação nacional em Lisboa. Começa às 15h, na Praça do Município, e vai rumo à Assembleia da República.