Membro da Guilhotina.info participa no podcast West Bank Robbery~ 2 min

Por Nguyen

O West Bank Robbery é um podcast que se debruça sobre vários temas da política internacional e história, e é apresentado por Bassem, um palestiniano que vive nos Estados Unidos da América, e AP, norte-americano. Pedro Nemrod foi convidado a participar em dois episódios para falar sobre a história deste território na cauda da Europa a que chamam Portugal.

O primeiro episódio cobre a formação e expansão do Império Português.

Com a subtileza de um elefante numa loja de porcelana, os marinheiros portugueses irrompem pelo Oceano Índico, movidos pela busca de riqueza e por um fanatismo religioso sem rival. As repercussões dos actos cometidos, desde a viagem de Vasco da Gama, repercutem-se pelos séculos. Fala-se ainda do impacto da União Ibérica, da independência do Brasil e do tremor de terra de Lisboa.

O segundo episódio cobre a decadência e século final deste vasto e longo império.

No século XX Portugal é ainda um império, mas os tempos de prosperidade ficaram lá para trás. Um império empobrecido, a roçar o miserável, sob o domínio Inglês e uma corja de ratos de sacristia. Nos momentos finais do Império, um bando de geriátricos e caquéticos religiosos enviaram milhares de jovens para a morte, para defender a sua própria sede de poder e isolamento mundial. O fim chega pelas mãos de um dos pilares onde o regime do Estado Novo assenta e, sem o qual, colapsa em poucas horas.

Os episódios são em inglês e recomendamos os restantes episódios. Cobrem vários pontos da política actual e da história, com Bassem a entrevistar vários convidados interessantes.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon