Irão inicia retaliação contra Israel: cobertura minuto a minuto~ 6 min

Por Guilhotina.info

Há cerca de duas horas, o Irão iniciou a retaliação contra Israel pelo seu ataque contra a embaixada iraniana em Damasco, dia 1 de Abril. Por volta das 20h30, o Irão lançou um primeiro enxame de dezenas de drones que devem atingir alvos em Israel nas próximas horas, avança a principal estação de televisão israelita Channel 12 TV. Uma segunda onda de drones foi lançada pouco depois das 21h.

A resposta era iminente, visto que o governo iraniano já tinha prometido responder ao bombardeamento israelita contra território iraniano, em clara violação do direito internacional. Aqui e no nosso canal de telegram, seguiremos os desenvolvimentos minuto a minuto.

03:51 185 drones e 146 mísseis

No ataque de hoje, segundo fontes israelitas citadas pelo NYT, foram usados 185 drones, 36 mísseis de cruziero e 110 mísseis balísticos contra Israel. Embora a maior parte tenha sido lançada desde território iraniano, outra parte foi lançada a partir do Iémen e do Iraque.

Estes números não parecem incluir os rockets e mísseis lançados pelo Hezbollah na frente norte.

03:19 Primeira noite sem bombardeamentos em Gaza

Esta foi a primeira noite desde 7 de Outubro em que as forças da ocupação não levaram a cabo bombardeamentos em Gaza. No Hospital Mártires de Al Aqsa, como em muitos outros sítios de Gaza, multidões celebraram o ataque iraniano contra Israel.

03:10 Maior ataque da história de Israel

Segundo os media sionistas, a noite de hoje fica marcada como o maior ataque aéreo contra o Estado de Israel desde a sua fundação.

02:37 A resposta israelita

Há informações contraditórias que chegam de Israel sobre ter ou não sido tomada uma decisão sobre a resposta israelita à retaliação iraniana pelo bombardeamento da embaixada iraniana em Damasco.

Biden esteve ao telefone com Netanyahu, e pediu que Israel não lance um ataque contra território do Irão.

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir amanhã pelas 16h.

02:32 Mil milhões de dólares

Segundo o jornalista israelita Noam Amir, os EUA gastaram cerca de mil milhões de dólares em mísseis usados para interceptar drones e mísseis iranianos esta noite.

01:05 Sirenes foram activadas 726 vezes

Segundo a Rádio do Exército Israelita, as sirenes israelitas soaram 726 vezes em vários locais devido à primeira onda do ataque iraniano.

00:50 Múltiplos alvos israelitas atingidos de norte a sul

Apesar de boa parte dos drones parecerem ter sido interceptados, foram registados numerosos impactos de mísseis iranianos de norte a sul. Um dos alvos atingidos por vários mísseis foi a base aérea de Ramon, no deserto do Negev.

Já há registos em vídeo de pelo menos 6 impactos, que podem ser vistos aqui e aqui.

00:11 Mísseis iranianos sobrevoam o Knesset, em Jerusalém

23:58 Lançamentos de mísseis balísticos a partir do Irão

Segundo fontes israelitas, estes mísseis demorarão 12 minutos a chegar ao território israelita. Vídeos aqui.

23:52 Os drones iranianos estão a chegar agora a Israel

Alertas vermelhos em todo o território ocupado por Israel, incluindo a instalação nuclear de Dimona.

23:50 Revolta em Al Bireh, na Cisjordânia

Palestinianos rompem a barreira que separa a cidade palestiniana de Al Bireh, nos arredores de Ramallah, do colonato israelita de Beit El.

23:40 Pânico em Israel

Israelitas correm para abrigos em pânico, minutos antes da chegada dos primeiros drones iranianos a Israel. Vídeo aqui.

23:11 EUA pedem o fim do ataque contra Israel

Os EUA pediram ao Irão, através do Qatar, que cessasse imediatamente o seu ataque a Israel. O Irão ignorou o pedido e ameaçou atacar bases americanas se os EUA intervierem.

23:05 Celebrações em Teerão

Multidões celebram nas ruas da capital iraniana o ataque lançado contra Israel. Vídeo aqui.

23:00 Hezbollah também ataca Israel

O Hezbollah também começou a lançar dezenas de mísseis contra a Israel. Israel esteve nas últimas horas a bombardear intensamente o Líbano com o objectivo de impedir o Hezbollah de lançar um ataque, aparentemente sem resultado.

22:47 Mísseis balísticos e de cruzeiro lançados desde o Irão

Surgem as primeiras imagens de mísseis de cruzeiro iranianos rumo a Israel. As autoridades iranianas também confirmam o lançamento de mísseis balísticos.

Há ainda relatos não confirmados de mísseis de cruzeiro lançados desde o Iraque.

22:41 Jordânia, Reino Unido, Alemanha, França e EUA apoiam Israel

Pouco depois do lançamento dos primeiros enxames de drones a partir do Irão, a Jordânia abriu o seu espaço aéreo à força aérea israelita. A Jordânia é um regime-vassalo dos EUA, que têm bases militares e tropas estacionadas no país.

Neste momento, as forças aéreas de Israel, dos Estados Unidos e da Jordânia estão a tratar de interceptar os drones iranianos.

Aviões da força aérea britânica também descolaram do Chipre para ajudar na intercepção do ataque iraniano. A Alemanha e a França também anunciaram estar a apoiar Israel na intercepção do ataque.

22:35 Drones lançados desde o Iémen

Os media iemenitas anunciam que um esquadrão de drones foi lançado a partir do Iémen em direcção a Eilat, no sul da Palestina ocupada.

22:31 Iraque não intercepta drones

Autoridades iraquianas dizem que cerca de 60 drones iranianos entraram no espaço aéreo do Iraque vindos do Irão, e que não vão interceptar nenhum deles.

22:25 Mísseis lançados desde a região de Hamadan, no oeste do Irão

22:20 Biden prepara-se para se dirigir à nação

As declarações deveriam realizar-se a partir do Salão Oval, mas foram entretanto canceladas.

22:13 Mais de uma centena de drones

Segundo meios de comunicação Israelitas, o exército israelita identificou até agora mais de 100 lançamentos de drones a partir do Irão. Israel espera ondas adicionais de ataques, que podem também incluir mísseis. Os drones podem estar a ser usados para saturar as defesas aéreas e servir de cobertura para os mísseis.

22:09 Drones iranianos sobrevoam Iraque

Drones iranianos são avistados a sobrevoar Karbala, no Iraque.

21:10 Segunda onda de drones lançada a partir do Irão

20:55 Israel encerra espaço aéreo

Israel anuncia que vai fechar o seu espaço aéreo para todo o tráfego civil a partir da 01:00, hora local.

20:47 Wing of Zion sai de Israel

O avião “The Wing of Zion” (o equivalente israelita do Air Force One) está neste momento a sair do espaço aéreo israelita.

20:40 Tem início a retaliação

Surgem as primeiras informações do lançamento pelo Irão de “dezenas” de drones contra Israel.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Sigam o nosso trabalho via Facebook, Twitter, Youtube, Instagram ou Telegram; partilhem via os bonitos botões vermelhos abaixo.

Right Menu Icon